Um pouco de história
Risoto vem de “riso” que é a palavra italiana para arroz. Diferente do que muitos pensam, o macarrão é mais comum ao sul e ao norte o consumo de arroz, em algumas regiões é muito maior que o da massa. No norte da Itália existem institutos para pesquisa e produção do arroz para risoto e o preparo do prato é embasado hoje em dia em muita ciência e historia. Os tipos mais comuns para cozinhar o risoto tradicional são o Arbóreo, Carnarolli e Vialoni Nano.
Ingredientes
Para o Risoto de Bacalhau:
1 Patê de bacalhau De Tommaso
2 Litros de caldo de legumes
15ml de Azeite
20g Manteiga sem sal
1 Dente de alho
50g de Queijo Parmesão ralado
50ml Vinho branco seco
100g Azeitonas pretas tipo Azapa sem caroço
150g de arroz arbóreo para risoto
Preparação
Modo de Preparo
Para o Caldo
Pode ser um caldo concentrado de legumes ou um caldo caseiro com 1 cebola, 1 salsão, 1 cenoura e 2 dentes de alho
Modo de Preparo
O Caldo: Em fogo baixo, coloque tudo em uma panela com bastante água (cerca de 5l) e deixe levantar fervura. Quando o caldo ganhar sabor, temperar a gosto com sal e coar para o uso no risoto.
Já com o caldo fervendo em uma panela à parte: Coloque uma panela para o risoto com azeite, alho cortado grosseiramente e o arroz. Refogar até as pontas dos grãos de arroz estarem transparentes, tomando cuidado para não queimar.
Adicione o vinho e continue mexendo em fogo médio para alto (sempre limpando as bordas e fundo para não grudar). Quando estiver quase seco, acrescentar uma concha de caldo e continuar